Os preços do petróleo voltaram a cair na segunda-feira, caindo cerca de 1%, com as preocupações sobre uma queda na demanda por produtos de combustível na esteira de ainda mais bloqueios europeus dominando o comércio.
O petróleo Brent caiu 60 centavos, ou 0,9%, a $ 63,93 o barril em 0136 GMT. O petróleo dos EUA caiu 68 centavos, ou 1,1%, a US $ 60,74 o barril. Ambos os contratos caíram mais de 6% na semana passada.
A Alemanha planeja estender um bloqueio para conter infecções por COVID-19 em um quinto mês, de acordo com um esboço de proposta, depois que novos casos excederem os níveis que as autoridades dizem que farão com que os hospitais sejam sobrecarregados.
“A realidade é que ainda estamos muito longe de uma recuperação total da demanda e são os níveis recordes de capacidade de produção retirada que são o principal suporte para o mercado de petróleo”, disse Stephen Innes, estrategista-chefe de mercado global da Axi.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados colocaram em prática cortes de produção sem precedentes em um pacto para equilibrar os mercados globais depois que a demanda despencou durante a pandemia de COVID-19.
Os perfuradores dos EUA estão começando a tirar proveito de um aumento anterior nos preços com o otimismo sobre o retorno da demanda, adicionando o maior número de sondas para extração de petróleo desde janeiro na semana até sexta-feira.
A contagem da plataforma de perfuração de petróleo e gás, um indicador antecipado da produção futura, subiu de nove para 411 na semana passada, a maior desde abril, disse a empresa de serviços de energia Baker Hughes Co em seu relatório de sexta-feira.
A contagem de plataformas tem aumentado nos últimos sete meses e quase 70% a partir de uma baixa recorde de 244 em agosto.
Fonte: O Petróleo