Petrobras revisa posicionamento estratégico; foca visão em óleo e gás
O conselho de administração da Petrobras aprovou na véspera a atualização da visão, do propósito e das estratégias para o novo plano de negócios da petroleira estatal 2020-2024, que está em fase de elaboração, informou a companhia em fato relevante ao mercado nesta quinta-feira.
A nova visão da Petrobras “é ser a melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente”, segundo a companhia estatal.
A alteração, já aguardada, foi grande comparada com a visão anterior, que era: uma empresa integrada de energia, que evolui com a sociedade, gera alto valor e tem capacidade técnica única.
“Estamos construindo a nova Petrobras, uma empresa sustentável, competitiva, que atua com segurança e ética, gerando mais valor para seus acionistas e para a sociedade”, disse em nota o presidente da petroleira, Roberto Castello Branco.
“Seremos uma companhia dedicada à exploração e produção de petróleo em águas profundas, menos endividada.”
A mudança ocorre em um momento em que grandes petroleiras globais estão buscando diversificar seu portfólio, incluindo ativos de energias renováveis, de olho na transição energética para uma economia de baixo carbono.
Ao assumir neste ano, Castello Branco prometeu um plano de desinvestimentos bilionário mais ousado do que estava proposto anteriormente, com a venda de ativos considerados não essenciais e em busca de reduzir a enorme dívida da empresa.
Para a estratégia do próximo plano na área de E&P, a Petrobras promete “maximizar o valor do portfólio, com foco em águas profundas e ultra profundas, buscando eficiência operacional, otimização do fator de recuperação e parcerias”. A empresa também quer crescer sustentada em ativos de óleo e gás de classe mundial.
Na área de renováveis, a Petrobras irá desenvolver pesquisas visando a atuação, em longo prazo, em negócios de energia renovável com foco em eólica e solar no Brasil.
Também irá buscar viabilizar comercialmente o diesel renovável e o BioQav como resposta às políticas de sustentabilidade da matriz energética brasileira.
Dentre outras questões, a empresa também definiu pontos importantes para sua estratégia digital, em busca da transformação digital, “entregando soluções para os desafios, empoderando nossos colaboradores, gerando valor, e aumentando a segurança das operações”.
Também nesta quinta-feira, a empresa anunciou a eleição pelo conselho de administração de Nicolás Simone para o cargo de diretor-executivo da nova área de Transformação Digital e Inovação, que está sujeita à deliberação da assembleia geral de acionistas em 30 de setembro.
Fonte: Reuters