Petrobras impulsiona produção, sinaliza maio início de grande plataforma
A produção de petróleo da Petrobras no Brasil aumentou no primeiro trimestre à medida que poços adicionais aumentaram ou entraram em operação, enquanto uma nova plataforma programada para começar a ser bombeada em maio deve ajudar essa tendência a continuar, a estatal empresa disse na quarta-feira.
Em um documento de valores mobiliários, a empresa disse que a produção de petróleo atingiu 2,231 milhões de barris por dia, alta de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado e de 3,7% em relação ao quarto trimestre.
Incluindo o gás natural, a Petrobras produziu 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia, 1,1% acima do primeiro trimestre de 2021 e 3,4% em termos trimestrais.
Em comentários que acompanham os números, a Petróleo Brasileiro SA, como a empresa é formalmente conhecida, destacou a continuidade do ramp up de sua plataforma Carioca FPSO e P-68, localizada no pré-sal, formação em águas profundas que se tornou o centro da empresa esforços nos últimos anos. A produção média do primeiro trimestre na Carioca foi de 127.000 bpd, disse a empresa.
A empresa também observou que dois poços entraram em operação no início de março em seu campo de Roncador, adicionando 18.000 bpd de produção. Várias paradas para manutenção no quarto trimestre fizeram com que a empresa tivesse uma base comparativa relativamente favorável, acrescentou a Petrobras.
Em maio, a Petrobras deve iniciar a produção de seu FPSO Guanabara no campo de Mero, que terá capacidade de processamento de 180.000 bpd quando estiver totalmente em ramp up, informou a empresa.
A taxa de utilização das refinarias atingiu 87% no trimestre e cerca de 91% na última semana de março.
Fonte: O Petróleo