Oil & Gas

Os preços do petróleo e do gás natural permanecerão em média dentro das faixas

Com todos os acontecimentos desde o ano passado até aqui os preços do petróleo e do gás natural permanecerão em média dentro das faixas de preço de médio prazo em 2021 – Brent em US $ 45 por barril e os preços do gás Henry Hub em torno de US $ 2 por mmbtu – à medida que os mercados continuam a se reequilibrar em meio a uma recuperação econômica global desigual, de acordo com Serviço de Investidores da Moody’s.

“Trajetórias de crescimento fortemente divergentes entre a Ásia, os EUA e a Europa, e entre diferentes setores, estenderão uma recuperação desigual na demanda por geografia e tipo de combustível, e manterão os preços do petróleo e do gás voláteis”, disse a Moody’s em um relatório hoje.

Ele acrescentou que as economias asiáticas, incluindo China e Índia, estão liderando a recuperação da demanda industrial e de transporte por petróleo e devem manter o mercado de petróleo no caminho de reequilíbrio, mesmo se um retorno dos bloqueios por coronavírus levar a uma demanda em ziguezague dos EUA e da Europa.

O relatório disse que medidas de alívio por parte dos governos para amenizar o impacto econômico da pandemia levaram a maiores custos fiscais e encargos da dívida em 2020 e, para 2021, pagamentos mais altos a seus patrocinadores aumentariam o estresse das Companhias Petrolíferas Nacionais em um momento de elevados gastos de capital para ajudar a acelerar as recuperações pós-pandemia.

Para a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC) estatal da Índia, os pagamentos aos acionistas em 2021 provavelmente permanecerão próximos aos níveis históricos, independentemente de seu desempenho operacional, uma vez que o governo da Índia depende dos dividendos da ONGC para seu orçamento fiscal.

No entanto, os gastos de capital da ONGC permanecerão altos, já que o governo está incentivando as empresas do setor público a manter ou aumentar os gastos de capital como um meio de reanimar a economia. “Esses altos pagamentos aos acionistas e gastos de capital em um momento de baixos lucros forçarão a ONGC a aumentar seus empréstimos com algum custo para suas métricas de crédito”, disse o relatório.

Além disso, a pressão econômica da pandemia de 2020 obrigará as empresas petrolíferas integradas a continuarem os esforços para limitar os investimentos de capital e preservar o caixa em 2021. No entanto, os produtores terão mais capacidade este ano para produzir fluxo de caixa livre, graças aos preços mais altos, custos baixos foco nos melhores ativos e ganhos marginais de eficiência.

 

 

Fonte: O Petróleo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo