Oil & Gas

Oil Group irá investir 2 bi de dólares para construir seis refinarias no Brasil

Com investimentos de US$ 2 bilhões no total, a americana Oil Group pretende construir seis refinarias de pequeno porte no Brasil, nos próximos sete anos, sendo assim a primeira no Porto do Açu.

Serão investidos aproximadamente 300 milhões de dólares para a construção da refinaria no Porto do Açu e, no pico das obras, deve gerar 2 mil empregos.

O Norte Fluminense, durante décadas foi o maior produtor de petróleo do país, e vai finalmente ganhar a sua refinaria, a companhia irá construir no Porto do Açu, em São João da Barra, no segundo semestre do ano que vem, a primeira de seis refinarias de pequeno porte planejadas para o Brasil.

A refinaria terá capacidade instalada de processar 20 mil barris diários de petróleo, com possibilidade de ampliação no futuro.

” atualmente o Brasil consome diesel em alta escala, e a Petrobras não consegue suprir o país só com sua produção, para a empresa abastecer 100% do mercado nacional sem importações seria necessário uma retração de 40% na demanda”, informou o Diretor da Oil Group, Fabiano Diaagoné.

A companhia americana pretende construir quatro unidades de pequeno porte, com capacidade para 20 mil barris a 30 mil barris diários, próximas a portos, e duas menores, de 3 mil a 5 mil barris diários, vizinhas à produção terrestre de petróleo.

“Nosso grupo já investe no Brasil em exploração e produção de petróleo. Vemos este momento de baixa preço petróleo e crise como oportunidade de estruturar o refino. É um nicho de mercado bem interessante para nossos projetos”, disse o Executivo.

Das quatro unidades maiores, além da do Rio de Janeiro, estão em fase de estudo de viabilidade econômica a instalação de uma no Espírito Santo e no Maranhão, a quarta unidade e as duas menores ainda não têm localização, mas os estudos estão entre Bahia e Sergipe.

Fonte: O Petróleo

Related Articles

Back to top button