O raro avião Antonov AN-12 está de volta para um voo com escala em 3 aeroportos brasileiros
Na próxima semana, três aeroportos brasileiros devem ver a passagem de um avião raro por esses lados. Manaus, Brasília e o Rio de Janeiro receberão a visita do Antonov AN-12 da Ukraine Air Alliance, registrado como UR-CGV, possivelmente transportando equipamentos para a indústria de óleo e gás, como acontece contumazmente.
A programação, que deverá constar da base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em breve, seguirá os seguintes horários:
24 DE NOVEMBRO – Proveniente de Trinidad & Tobago, o avião pousa primeiro em Manaus às 17h locais, realizando o voo UKL-5052.
24 DE NOVEMBRO – Após a escala técnica em Manaus, o avião decola às 19h rumo à Brasília, onde pousa à meia-noite do dia 25. A parada na capital federal refere-se a uma segunda parada técnica para reabastecimento.
25 DE NOVEMBRO – Por fim, às 2h da madrugada o exótico avião decola para o Rio de Janeiro (Galeão), onde pousa às 4h. O horário de partida do Rio ainda não foi confirmado, mas deve acontecer mais tarde no mesmo dia.
O Antonov 12
A aeronave Antonov AN-12 remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância. Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.
Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada
Fonte: Aeroin