Oil & Gas

O Azerbaijão começa a abastecer a Europa de gás a partir da Jazida gigante de Shah Deniz

O Azerbaijão anunciou o início das primeiras entregas de gás natural para a Europa a partir da gigantesca jazida de Shah Deniz, um circuito destinado a diversificar o abastecimento da Europa e reduzir a dependência do gás russo. O campo gigante de Shah Deniz foi descoberto em 1999 e pode conter 100 bilhões de metros cúbicos de gás numa área de 860 quilômetros quadrados, de acordo com estimativas. Um comunicado da britânica BP diz que

“O consórcio de empresas anunciou o início das entregas comerciais de gás para a Europa a partir do campo de gás Shah Deniz, no mar Cáspio, próximo do Azerbaijão.” Além da BP, que é a operadoratambém fazem parte do consórcio a TAPQ, a Petronas, a Socar e a Loukoil.

O diretor da companhia petrolífera  SOCAR, Rovnag Abdoullaïev, disse que a primeira fase do projeto, Shah Deniz 1, iniciou a produção em 2006. “Alguns estavam céticos em relação ao projeto, mas a missão foi cumprida. O gás natural do Azerbaijão chegou à Europa. Vindo de uma nova fonte, por uma rota alternativa, ele contribuirá para a segurança energética da Europa.” O diretor da BP no Azerbaijão, Geórgia e Turquia, Gary Jones, considerou que “este é um marco histórico que vê o Azerbaijão e a Europa ligados por um vínculo energético direto, seguro e confiável”. 

Estimado em 28 bilhões de dólares, este projeto é um elo do “Corredor de Gás do Sul”, um complexo de três gasodutos que deverá permitir aos europeus abastecer-se via Turquia, Grécia, Albânia e Mar Adriático, esperando reduzir a sua dependência do gás russo. Concluída em 2020, esta rede comporta 3.500 quilômetros de gasodutos que permitem o transporte de 10 bilhões de metros cúbicos de gás por ano para a Europa e seis bilhões para a Turquia.

 

 

Fonte: Petro Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo