Números que impressionam: exportações de produtos Halal crescem 10% em 2018 e beiram os US$ 5 bilhões
Frango e carne bovina lideram o setor, mas, outros produtos alimentícios, do açaí e mel ao pão de queijo, além de fármacos, cosméticos e até produtos químicos para tratamento de água, já fazem parte das vendas dos exportadores Halal
O Brasil vendeu, em 2017, US$ 4,5 bilhões em produtos Halal. Em 2018, segundo a FAMBRAS Halal, a perspectiva é que o mercado tenha faturado 10% mais – o que leva ao impressionante número que beira os US$ 5 bilhões. “Só não crescemos mais porque tivemos um ano bem atribulado: greve dos caminhoneiros, eleições, reflexos da Operação Carne Fraca, elementos que dificultaram a produção de carne e frango, os grandes responsáveis pelo alto faturamento do setor”, diz Ali Hussein El Zoghbi, Vice- Presidente da FAMBRAS Halal.
A FAMBRAS Halal é a primeira, maior e mais importante certificadora Halal do Brasil. Operando desde a década de 1970, a empresa é uma forte articuladora entre os países que compram produtos Halal do Brasil – sejam eles do Oriente Médio ou não –, as empresas brasileiras produtoras e o governo brasileiro. “Como fomos pioneiros no setor, desenvolvemos uma habilidade de relações públicas bastante acentuada, conseguindo oferecer aos países compradores a segurança que precisam para levar produtos que atendam a todas as exigências locais”, explica Zoghbi. “E, aqui, temos a estrutura, com mais de mil funcionários capacitados, para atender as empresas que buscam oferecer os melhores serviços para esses compradores exigentes”, comenta.
O mercado Halal no mundo e no Brasil
No mundo, estima-se que existam 1,8 bilhão de consumidores muçulmanos para os produtos Halal, atualmente. Porém, o número de muçulmanos cresce anualmente e, além disso, o produto Halal desponta como grande nível de qualidade e segurança alimentar, o que faz com que consumidores não-muçulmanos também apreciem comprar itens com selo Halal. “Por saberem que o alimento Halal passa por um crivo maior de exigência, muitas pessoas preferem comprá-lo – e isso é ótimo para os negócios”, pondera Zoghbi.
No mundo, esse mercado, atualmente, é avaliado em US$ 2,006 trilhões em 2017, com perspectiva de chegar a US$ 3,08 trilhões em 2022.
O Brasil representa, neste contexto, o maior exportador de carne Halal do mundo. São 438 milhões de toneladas de carne bovina e 3,8 milhões de carne de frango exportadas por ano, principalmente para países árabes (35%), China (14,5%), Hong Kong (12,5%), Japão (7,8%), Chile (3,2%) e África do Sul (2,3%). “É fundamental que se entenda que, sem os países islâmicos comprando a carne brasileira, o mercado enfrentaria uma enorme crise. O trabalho de anos de relações internacionais bem sucedidas viria por terra com uma crise neste segmento”, alerta o Vice-Presidente da FAMBRAS Halal.
Outros produtos Halal
Além da carne, o Brasil exporta outros alimentos Halal. Pão de queijo, mel, doces, queijos, café, açúcar, sucos, polpa de frutas, ovos e até açaí são certificados. Indústrias farmacêuticas, de cosméticos e até de produtos químicos para tratamento de água também procuram pela certificação. “No Brasil, esses segmentos ainda são pouco explorados. Mas, no mundo, eles são muito lucrativos e economicamente importantes. É questão de tempo, aliás, pouco tempo, para que as empresas brasileiras despontem também em outros segmentos Halal”, prevê Zoghbi.
A FAMBRAS Halal habilitou para exportação para o mercado islâmico, em 2017, 194 indústrias e, aproximadamente, 2.900 produtos. Também foram habilitados 125 frigoríficos. Em 2018, foram habilitadas 210 indústrias, 3.200 produtos e 142 frigoríficos.
Fonte: Portal SEGS