Novo teste aprova navio com maior capacidade de carga

A segunda manobra de calado superior a 10,67m — desta vez de 11,20m — aconteceu na tarde do último domingo (10) e mais uma vez a operação foi um sucesso. O navio Tian Fu, da empresa Transhipping, deixou o Porto de Vitória com 34.000t de placas de granito. Há mais de cinco anos não era transportada essa quantidade em granito numa única embarcação pelo porto capixaba.
A praticagem desempenhou um papel fundamental na operação, não apenas com dois profissionais a bordo, mas também participando do planejamento e do acompanhamento da manobra.
A embarcação estava atracada no berço 203, do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). O navio saiu do Porto de Vitória por volta das 16h30, com destino ao Porto de Santos, em São Paulo.
Para a desatracação, o Tian Fu contou com o auxílio dos rebocadores Turmalina e Esmeralda, da empresa Camorim e o rebocador Procyon, da Wilson Sons. A manobra deste domingo fez parte de uma série de quatro de saída e quatro de entrada para calados entre 10,67m e 11,50m. Ao total, serão 24 manobras, para calados de até 12,50m.
Fonte: CODESA