Novo modelo de cadastramento para acesso ao porto
O Porto de vitória avança mais uma vez. A CODESA conta agora, com o novo modelo de cadastro de empresas, funcionários e veículos para acesso à área portuária, que passa a ser realizado por meio de um sistema integrador disponível, na aba “CODESA Online”, em nosso site. Antes, o cadastro era realizado fisicamente, sendo necessário preencher formulários, anexar documentos e trazer ao porto para lançar no sistema.
O encarregado de credenciamento e cadastramento de pessoas e veículos, guarda portuário Milton Fernandes explica que a mudança realizada não é nas regras de acesso ao porto, mas no procedimento: “Os dados de cadastramento são validados no próprio site. O tempo gasto, que antes era de nove minutos, passou a ser de um minuto e meio”, salientou.
O prazo de renovação do cadastro, que era de dois meses, também mudou. Agora é feito em minutos e é bem simples. Na plataforma, empresas novas realizam o pré-cadastro e, sendo validado, elas podem inserir funcionários e veículos. Nas informações da base de dados da CODESA , todas as 900 empresas cadastradas ativas, e as 8 mil inativas estão sendo importadas para o novo sistema. Os usuários precisarão apenas revalidar esses dados.
O novo modelo gera economia para as empresas, contribuindo para consolidar o programa “Porto Sem Papel”. Com o avanço, toda a documentação é enviada em formato PDF. Empresas lotadas fora do Estado terão outros benefícios, como a redução de custos na contratação de despachante para realizar o cadastramento. É possível, ainda, consultar o site para acompanhar se o cadastramento está vencido e realizar a renovação.
O sistema já foi apresentado aos parceiros Sindiopes, Aopes, Sindamares, Centrorochas, Transcares e Sindaees. O trabalho também será divulgado junto as Agencias de inspeção e regulação, como Anvisa e Antaq.
Após o cadastramento de todos os parceiros, será iniciada uma nova etapa, quando será migrado para o sistema o processo de credenciamento online.
Fonte: CODESA