Jornal Multimodal

Novo calado amplia a competitividade do Porto de Vitória, diz Casagrande

O presidente da CODESA Julio Castiglioni e o diretor de Infraestrutura e Operações, João Cunhalima, foram recebidos pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, quando anunciaram a liberação das novas profundidades do Canal de Vitória, com a realização da primeira manobra de desatracação nessa mesma data. “É uma notícia importante que vem sendo aguardada há muitos anos pelo segmento portuário, exportadores e governos, porque aumenta a competitividade do nosso Porto”, comemorou Casagrande.

As manobras testes foram autorizadas pela Capitania do Portos e elevam o calado dos navios para até 12,50m. “As embarcações poderão entrar ou sair do porto com 20% a mais na capacidade de carga”, anunciou Castiglioni. O presidente ainda completou: “Esta é a boa nova que trazemos para o estado e para a sociedade. Estamos entregando resultado, cujo trabalho contou com o esforço e dedicação de muitas pessoas. Agora chegou a hora de tirarmos proveito dessa obra ampliando a atuação do Porto de Vitória”.

O diretor Cunhalima falou sobre os testes de manobras. Explicou que serão realizadas, no total, 24 manobras – sendo 12 de entrada e 12 de saída – divididas em três arranjos de oito manobras cada. No primeiro arranjo estão manobras com calado entre 10,67m e 11,50m, sendo metade para navios chegando com cargas e a outra metade para embarcações deixando o porto mais carregado. As segunda e terceira etapas seguem essa lógica, mas as limitações de calado são de 11,50m a 12,50m e de 12m a 12,50m, respectivamente. Os dirigentes da CODESA fizeram questão de destacar a interlocução com a Capitania dos Portos e a Praticagem para a viabilização desse projeto.

Concluída essa fase, conforme informou Castiglioni, o Porto de Vitória se apresenta como excelente alternativa para a navegação de cabotagem – tipo de navegação que ocorre entre os portos nacionais – e confirma sua vocação para o comércio exterior. “Pela lógica do mercado, se o navio operar com mais carga, isso representa redução de custo logístico, além de outras ações que estamos implementando para baixar o custo da operação e atrair mais clientes. Queremos o Porto de Vitória muito melhor e mais competitivo”, concluiu o presidente.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Marcos Kneipp também participou da audiência.

Fonte: CODESA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo