No Maranhão, ANP participa de workshop sobre distribuição de combustíveis
Aurélio Amaral, da ANP participou hoje (1/4) do Workshop “Maranhão Hub de Combustíveis – potencialidades e perspectivas”, em São Luiz (MA). O evento teve como objetivo debater a logística de distribuição de combustíveis no estado, tendo em vista o papel do Porto do Itaqui para a importação de gasolina e diesel.
Em palestra com o tema “Logística de distribuição de combustível no Brasil”, Amaral apresentou um panorama do mercado de combustíveis no País e no estado do Maranhão, com foco na importância do comércio exterior para o abastecimento nacional, uma vez que ainda há dependência de importação de combustíveis.
O diretor destacou ainda as oportunidades de investimento nos portos do Nordeste, em especial nos portos de Pecém (CE), Itaqui (MA) e Suape (PE). Segundo ele, são necessárias melhorias como: ampliação de capacidade de armazenagem; construção de terminais de GLP; ampliação, adequação, recuperação e dragagem de píeres e berços; manutenção de equipamentos de apoio, dutos, linhas, equipamentos, instrumentos e sistema elétrico.
“Os gargalos existentes atualmente geram impactos no Nordeste, que é a porta de entrada para importação de combustíveis, agravando os efeitos da dependência externa, e no Norte, que depende, adicionalmente, da navegação de cabotagem”, afirmou.
O workshop foi organizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio).
Fonte: Redação/Assessoria ANP