Navio com quase 350 metros de comprimento atraca em Itajaí
O porta-contêineres APL Paris desatracou, nesta quarta-feira (17), do complexo portuário de Itajaí e partiu rumo ao Porto de Cingapura. De acordo com a superitendência do porto, essa é a primeira escala no Brasil desse navio, que tem 347,4 metros de comprimento e 45,2 metros de largura.
O meganavio, em termos de comparação, é maior que a Torre Eiffel, que tem 300 metros de altura. O meganavio, da CMA CGM e que trafega na bandeira de Cingapura, veio do Porto de Caucedo, na Republica Dominicana, chegando, no berço 3 da Portonave.
Com capacidade para transportar 10.789 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o APL Paris veio com equipamentos vazios e exportou contêineres com carne congelada e madeira serrada. Nesta quarta-feira, ele desatracou, navegou à ré até a área de manobra da nova bacia de evolução, girou e seguiu seu curso. A manobra de saída, que teve início às 11 horas desta quarta-feira, foi conduzida pelos práticos Márcio Fonseca Santiago e Pedro Cipriano e concluída às 12h40. Cipriano é um dos profissionais de praticagem mais antigos de Itajaí, com mais de 40 anos dedicados à profissão.
Essa foi a sexta das manobras especiais com navios acima de 306 metros de comprimento e até 350 metros de largura que vem sendo executadas em Itajaí. A autoridade portuária destacou as obras da nova bacia de evolução e readequação do canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí. A viagem foi um ‘extra call’, com atracação única na América do Sul, pois não é uma linha regular.
A Portonave destacou a capacidade operacional para receber navios desse porte, além da estrutura operacional do terminal e da nova bacia de evolução. “A opção do armador pela escala exclusiva na Portonave no país demonstra confiança em nossos serviços e nos firma como um dos portos que recebe embarcações desse porte”, comentou o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte.
Fonte: Portos e Navios