Monitoramento ambiental da baía de Vitória começa dia 22
A CODESA inicia o monitoramento ambiental da baía de Vitória. Durante quatro dias (22, 24, 28 e 30 de abril), especialistas e técnicos estarão coletando amostras de água, sedimentos e biota aquática (organismos marinhos) em pontos da baía, dentro da área de influência das atividades do Porto de Vitória. A ação conta, ainda, com a retirada de mexilhões para verificar o acúmulo de metais pesados como chumbo e manganês nos tecidos desses animais, processo conhecido como bioacumulação.
O monitoramento auxilia no acompanhamento e controle de possíveis danos provocados pela atividade portuária ao meio ambiente. As coletas são realizadas a cada três meses. A Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Comast) da CODESA é a responsável pela supervisão, e conta com a EnvironLink, empresa que presta serviço de apoio na Gestão Ambiental da Licença Ambiental de Regularização do Porto de Vitória, para a realização de ações e monitoramentos.
Os dados coletados são enviados ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), por meio de relatórios.
Covid-19
Devido a pandemia provocada pela disseminação da Covid-19, as embarcações utilizadas na ação aumentarão os cuidados com a higiene e o distanciamento entre os técnicos, buscando seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras e luvas – alguns dos itens obrigatórios para esse tipo de atividade – estarão sendo usados. Todas as medidas adotadas pelo Porto de Vitória buscam garantir o máximo de segurança e eficiência, reduzindo ameaça ou risco à saúde dos profissionais.
Se você ficou curioso com os monitoramentos e ainda não conhece a cartilha Programas Ambientais do Porto de Vitória, acesse o link https://fliphtml5.com/beanq/wjjk/basic e fique por dentro de todos os programas ambientais realizados em cumprimento à Licença Ambiental de Regularização – LAR n.º 06/2014.
Fonte: CODESA