MOL fará testes no mar de gaseiro movido a biocombustível
A MOL anunciou nesta terça-feira (15) que a Aquarius LNG Shipping, empresa do grupo, realizou testes no mar de navio gaseiro usando biocombustível. Aproximadamente 1.500 toneladas de biocombustível foram fornecidas pela ExxonMobil Marine Limited ao navio no Porto de Cingapura.
O biocombustível marinho usado é um combustível com 0,50% de enxofre residual(VLSFO) processado com até 25% de ésteres metílicos de ácidos graxos à base de resíduos (Fame).
O navio, de nome “Papua”, foi construído em 2015 pela chinesa Hudong-Zhonghua Shipbuilding. A MOL opera o navio sob um contrato de afretamento de longo prazo.
O biocombustível posiciona-se como uma alternativa eficaz aos combustíveis fósseis na nova estratégia ambiental do grupo MOL, anunciada em junho de 2021. O grupo assume continuamente uma postura proativa na promoção da Adoção de Combustíveis Alternativos Limpos com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte marítimo.
Em janeiro de 2011, a MOL enviou técnicos ao estaleiro na China e criou uma equipe de supervisão de construção naval composta por equipes multinacionais, principalmente chinesas e japonesas, para garantir a construção segura e de alta qualidade de navios de transporte de GNL. Desde então, a empresa está ativamente envolvida no projeto para construir esses transportadores em cooperação com a ExxonMobil.
Fonte: Portos e Navios