Ministro vistoria obras de infraestrutura no Mato Grosso
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou o estado do Mato Grosso, na última sexta-feira(14), onde realizou visitas técnicas e participou de audiência pública sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Após conferir a tecnologia logística adotada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, Freitas assegurou que, nos próximos anos, o estado receberá uma atenção especial por parte do Governo Federal.
“O Mato Grosso é o estado que seguramente vai ser beneficiado com o maior volume de investimentos do governo federal, seja de forma direta ou indireta. Precisamos aproveitar esse potencial produtivo do estado”, afirmou o ministro, durante entrevista coletiva. “A gente vem pra cá e vê um Brasil que deu certo. Por isso, o poder público precisa ter condições de dar os meios para que os produtores possam continuar crescendo”, concluiu.
Acompanhado pelo Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Santos Filho, Freitas visitou ainda o canteiro das obras de duplicação da BR-364/MT, na travessia urbana de Rondonópolis. O empreendimento está em curso e recebe o aporte de R$ 18 milhões do DNIT.
A travessia urbana de Rondonópolis, na BR-364/MT, soma 3 km e está localizada em uma área predominantemente comercial na junção com a BR-163/MT. Neste momento, estão sendo realizados serviços de terraplanagem e drenagem. Além da duplicação, o projeto inclui implantação de faixa de segurança e acostamento, marginais e retornos, iluminação pública e ciclovia. Atualmente, o trecho conta com um fluxo diário de quase 14 mil veículos de passeios e comerciais no local.
O ministro visitou também o projeto de iluminação pública da travessia urbana da BR-158/MT de Água Boa. Com extensão total de 5,2 km, o empreendimento recebeu o investimento de R$ 1,3 milhão do DNIT. Na cidade, Freitas participou de audiência pública para discutir a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A estrutura vai aprimorar o escoamento da produção de grãos da região, ligando o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul.
Fonte: Ministério da Infraestrutura