Jornal Multimodal

Ministro da Infraestrutura e diretor-geral participam de cerimônia em comemoração aos 18 anos do DNIT

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, participaram, nesta quinta-feira (6), da cerimônia em comemoração aos 18 anos da Autarquia. O evento, que lotou o auditório térreo da sede, em Brasília, contou ainda com a presença de todos os diretores do órgão.

“O DNIT é um gigante. É uma Autarquia jovem em criação, mas entrelaçada com a história e o desenvolvimento deste país. E está em constante transformação para entregar o melhor resultado possível a sociedade brasileira. O que faz essa grande máquina girar com eficiência é a nossa gente”, afirmou o general Santos Filho. “Sei da capacidade de entrega e execução desse time e tenho muito orgulho por estar aqui hoje comemorando com vocês. O que faz o DNIT ser grande é a nossa gente. É a dedicação de cada um de vocês aqui presente, que construíram e constrói as suas vidas nessa casa e desempenham diariamente a sua função pública de impulsionar a infraestrutura do Brasil”, finalizou o diretor-geral.

Ex-diretor executivo e ex-diretor-geral do DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas faz questão de falar sobre o trabalho da Autarquia e mostrou todo o carinho que tem pelo órgão. “É difícil para mim falar nesse momento, pois todo mundo sabe a identidade que tenho por essa casa”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas. “O DNIT mexe comigo porque ele me mudou como profissional. Se eu estou onde estou hoje, eu devo muito ao departamento e às pessoas que comigo trabalharam aqui. E é por isso que eu tenho muito orgulho de ter passado por essa casa”, completou o ministro.

Carimbo comemorativo – Durante a cerimônia houve o lançamento do carimbo comemorativo dos Correios em alusão ao aniversário do DNIT e a distribuição de selos olho de boi para os convidados.

A imagem foi construída para a celebração da data comemorativa e representa os valores da Autarquia. Os elementos, em forma circular, representam o cuidado contínuo que a instituição tem com a infraestrutura de transporte de todo o Brasil. As cores escolhidas, além de simbolizar a diversidade dos modais de transporte, também fazem alusão as cores da bandeira nacional.

“A partir de agora, a memória do DNIT passa a integrar o rico acervo filatélico nacional, com diversas correspondências levando a seus destinatários um pouco das muitas conquistas obtidas ao longo dos seus 18 anos. Em nome dos Correios, eu parabenizo a todos que fizeram e fazem parte desta história”, discursou o presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha, lembrando que os selos estarão disponíveis para venda nas agências dos Correios de todo o país.

Mais homenagens – Ainda em comemoração ao aniversário do DNIT, no mês de julho, serão homenageados os servidores que se destacaram na atuação de projetos relevantes para a Autarquia, além do agraciamento de colaboradores que dedicaram a sua vida funcional à instituição.

A Autarquia – Criado pela lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, o DNIT tem como objetivo implementar a política formulada para a administração da infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade, e ampliação na construção de novas vias e terminais. O órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério da Infraestrutura, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal, além das instalações portuárias fluviais e lacustres.

Hoje, o DNIT possui 26 Superintendências e oito Administrações Hidroviárias. Cada regional contribui para a administração, direta ou por convênios, dos programas de operação, manutenção, conservação, restauração e reposição de rodovias, ferrovias e vias navegáveis de domínio da União.

Segundo dados do Tribunal de Contas da União referentes a gestão do Departamento em 2018, a Autarquia possui 63,9 mil quilômetros de malha viária, 27,1 mil quilômetros de ferrovias e 21 mil quilômetros de hidrovias, com atuação em nove bacias hidrográficas.

Fonte: DNIT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo