Ministro da Alemanha visita Brasil para fortalecimento de relações econômicas, culturais e políticas
Em visita ao Brasil, o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, se reuniu com representantes da Câmara Brasil-Alemanha em Brasília em iniciativa que visa fortalecer as relações econômicas, culturais e políticas com a América Latina.
No encontro, representantes da Câmara entregaram ao Ministro Maas duas publicações preparadas especialmente para a ocasião de sua visita ao Brasil: “Propostas Construtivas para o fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e a Alemanha” e “Diversidade no Brasil”.
A brochura Propostas Construtivas objetiva mostrar ao político as áreas que ainda devem ser desenvolvidas em cooperação bilateral, englobando: fechamento rápido de um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia; retomada das conversas sobre o Acordo de Bitributação entre o Brasil e a Alemanha; implementação da Formação Profissional Dual segundo o modelo alemão no Brasil; cooperação reforçadas nas áreas de Digitalização/Indústria 4.0 e Energia, assim como a cooperação bilateral em relação ao tema de Diversidade.
De acordo com dados apresentados no documento, no Brasil estão 1.400 empresas alemãs, sendo 900 no estado de São Paulo e 500 nos estados Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Elas são responsável por 10% PIB industrial do Brasil e a Alemanha é o maior investidor europeu e terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil (de 2006 até 2018, 24 bilhões de investimento direto). O volume de comércio bilateral em 2018 foi de US$ 16 bilhões.
Adicionalmente, o Ministro recebeu a publicação bilíngue Diversidade no Brasil que destaca as atividades das empresas alemãs no Brasil na área de gestão da diversidade, reunindo cases de sucesso e best practices para inspirar outras empresas a investir no tema.
Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha