Jornal Multimodal

Minério de ferro amplia perdas na China com projeções pessimistas da BHP

Os futuros do minério de ferro na China caíram ao menor nível em 10 semanas nesta quarta-feira, após a gigante da mineração BHP ter apresentado perspectivas pessimistas para os preços das matérias-primas utilizadas na fabricação de aço.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro de 2020, caiu pela quinta sessão consecutiva, fechando em retração de 4,3%, a 589,50 iuanes, o mais fraco fechamento desde 10 de junho. Ele chegou a cair 5,4% durante a sessão.

A BHP, maior mineradora do mundo, alertou sobre riscos à economia global, como a guerra comercial EUA-China, que podem impactar a demanda por importantes commodities, incluindo o minério de ferro.

A BHP espera que os preços de referência para as matérias-primas do aço sejam menores no ano financeiro 2020 frente a 2019, embora a empresa tenha dito que os preços devem seguir acima dos custos marginais de longo prazo devido a problemas de oferta globais.

As condições de embarques marítimos de minério de ferro para o restante de 2019 e o próximo ano são “altamente incertas, tanto no agregado quanto em termos de perfil de qualidade”, disse a BHP em suas últimas projeções sobre a economia e commodities.

“(A projeção da BHP) sugere que o mercado pode ver volatilidade considerável nos preços à frente, à medida que continua a se ajustar aos problemas de oferta”, disse a ANZ Research em nota.

Os embarques de minério de ferro para a China caíram após um desastre em uma mina da Vale no Brasil em janeiro e um ciclone na Austrália, enquanto siderúrgicas chinesas continuaram a aumentar a produção, levando os preços spot da matéria-prima a máximas em cinco anos nos últimos meses.

Mas os preços recuaram nas últimas semanas, com a recuperação dos embarques para a China e com uma demanda sazonal fraca por aço, além de cortes de produção, mas as cotações seguem bem acima dos níveis de 2018.

Na bolsa de Cingapura, o contrato do minério de ferro para setembro de 2019, o mais ativo, caiu 5,8%, para 81,42 dólares por tonelada.

No aço, o contrato do vergalhão para construção na bolsa de Xangai caiu 1,1%, para 3.686 iuanes por tonelada.

Fonte: Reuters

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo