Maersk inicia operação com nova classe de navios movidos a metanol

Batizado de Berlin Mærsk, é o 14º da frota da empresa equipado com sistema de propulsão de metanol de duplo combustível.
A Maersk colocou em operação o primeiro navio de uma nova série de porta-contêineres com capacidade para 17,4 mil TEUs. Batizado de Berlin Mærsk, o navio é o 14º da frota da empresa equipado com sistema de propulsão de metanol de duplo combustível. Outros cinco navios do mesmo tipo devem ser incorporados à frota nos próximos meses.
“Com o lançamento da classe Berlin Mærsk, continuamos a construir um portfólio marítimo adaptável a múltiplas rotas de combustível. A renovação da frota é essencial para manter nossa vantagem competitiva no transporte marítimo e é um pilar fundamental do nosso compromisso com a descarbonização”, afirmou o chefe de Afretamento e Novas Construções da Maersk, Anda Cristescu.
A primeira escala do Berlin Mærsk está prevista para 7 de julho, no porto de Xangai. A embarcação passará a operar na rota AE3 da Maersk, que liga o Leste Asiático ao Norte da Europa.
Segundo a empresa, o design do Berlin Mærsk é semelhante ao dos navios da classe Ane Mærsk, composta por 12 embarcações também equipadas com propulsão de metanol de duplo combustível, todas construídas pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries (HHI). A principal diferença está na largura do casco, que permite ao Berlin Mærsk transportar um número maior de contêineres. Com isso, ele se torna o maior navio de duplo combustível da frota da Maersk até o momento.
Os seis navios da nova série estão sendo construídos pela HHI, com entregas previstas até o final de 2025. Todos eles operarão sob bandeira dinamarquesa.
Fonte: Mundo Logística