Maduro vai autorizar contas em moeda estrangeira em bancos venezuelanos
Regulamentação não permite transferências de divisas de países do exterior entre bancos locais. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse na noite de sexta-feira, 1°, que vai autorizar bancos venezuelanos a abrirem contas em moeda estrangeira para facilitar o pagamento de bens e serviços, em meio à dolarização de fato do país sul-americano e ao progressivo relaxamento dos controles sobre a economia.
Desde que as regulamentações foram flexibilizadas no país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróelo (Opep), as transações de câmbio, que são em grande parte com dólares, aumentaram.
Embora a regulamentação permita a abertura de contas em moeda estrangeira, ela ainda não autoriza transferências de divisas de países do exterior entre bancos locais, ou outras operações.
Em outubro, o Banco Central da Venezuela (BCV) ordenou aos bancos locais que suspendessem as transações de pagamento eletrônico de bens e serviços com contas em moeda estrangeira, alegando a falta de banco correspondente. Por enquanto, os bancos armazenam apenas dólares em dinheiro de alguns clientes corporativos em seus cofres.
O presidente afirmou ainda que o uso da moeda estrangeira é uma válvula de escape na economia e não um processo de dolarização semelhante ao do Equador. “Estamos indo este ano para uma economia digital, em que todos têm métodos de pagamento com cartão”, acrescentou.