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Lucro do transporte marítimo da Norden sobe com granéis sólidos

Os lucros do armador e operador dinamarquês Norden aumentaram no segundo trimestre em um forte mercado de granéis sólidos.

A Norden alongou sua posição no mercado de granéis sólidos no primeiro trimestre de 2021. Sua divisão de granéis sólidos entrou no segundo trimestre com mais navios disponíveis do que cargas, disse o presidente-executivo Jan Rindbo à Argus .

Isso combinado com a maior atividade de granéis sólidos no mercado spot durante o segundo trimestre para impulsionar os lucros. A divisão de granéis sólidos da Norden registrou um lucro de US $ 33,7 milhões no segundo trimestre, em comparação com um prejuízo de US $ 4 milhões um ano antes.

Mas Rindbo acrescentou que parte do aumento nas taxas de granéis sólidos ainda não se refletiu nos lucros da empresa, já que a empresa tem vários de seus navios afretados em negócios de um ano, que não teriam sido afetados pelo mercado spot.

O mercado de granéis sólidos continuará crescendo no segundo semestre do ano, disse Rindbo.

Não se espera que a China continue com suas altas importações aos preços atuais das commodities nos próximos anos, mas a recuperação econômica e a demanda do mercado do resto do mundo devem compensar isso até certo ponto, disse a empresa.

A desaceleração no mercado de petroleiros levou a divisão de petroleiros da Norden a um prejuízo de US $ 4 milhões no segundo trimestre, em comparação com um lucro de US $ 21,8 milhões um ano antes.

“Mas agora ultrapassamos o pior e o mercado começará a ver um lado positivo”, disse Rindbo, embora os bloqueios na Ásia possam adiar a recuperação. Norden não espera nenhuma recuperação significativa nos mercados de petroleiros de petróleo bruto e produtos limpos até 2022, quando a produção de petróleo deverá se recuperar.

Norden registrou uma taxa equivalente de fretamento por tempo de $ 12.198 / d para o segundo trimestre, abaixo dos $ 19.684 / d no ano anterior.

MUDANÇAS DE TRIPULAÇÃO

As mudanças de tripulação continuarão sendo um desafio para os armadores, e as interrupções causadas por mudanças continuam a impactar o mercado.

Este é um problema especialmente para carga seca, disse Rindbo. Mesmo um pequeno atraso pode mudar o mercado porque o equilíbrio entre oferta e demanda é mais apertado do que nos petroleiros.

Norden opera cerca de 450 navios, mas possui menos de 10% deles, e só precisa realizar mudanças de tripulação nos navios de sua propriedade.

 

 

 

Fonte: O Petróleo

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