Anote

LATAM publica foto de Boeing 787 cargueiro e gera rumores

Após anunciar a conversão de até 8 de seus jatos Boeing 767 de passageiros para cargueiros, a LATAM divulgou uma curiosa foto de um 787 Dreamliner de cargas. A demanda por cargas aéreas disparou na Pandemia do Coronavírus, e a LATAM, assim como outras empresas aéreas pelo globo, tem adaptado aviões de passageiros para poder levar carga, seja colocando encomendas nos assentos ou até mesmo retirando as poltronas.

Mas a modificação tem sido uma adaptação temporária reversível, e não uma conversão definitiva, já que a perspectiva é de recuperação da demanda de passageiros à medida que a vacinação aumenta. A empresa, entretanto, deu um sinal que gerou rumores sobre a possibilidade de converter mais do que apenas os jatos 767, modelo que hoje é o principal avião de corredor duplo a ser convertido no mundo.

Em uma recente publicação no seu LinkedIn, a LATAM Cargo destacou que já transportou 40 milhões de vacinas contra o Coronavírus em 300 voos na América do Sul, sendo que 17 milhões destas vacinas não tiveram seu transporte cobrado.

Mas o que chamou mais a atenção foi a aeronave na arte utilizada para divulgar a boa notícia: um Boeing 787 com adesivos da LATAM Cargo e sem as janelas, como um avião cargueiro.

Aeronaves que são de passageiros e viram cargueiras normalmente têm as janelas cobertas, para evitar a entrada de luz do Sol, facilitando o controle de temperatura interno.

A foto real em si deste Boeing 787 foi tirada quando a LATAM recebeu seu primeiro exemplar nas cores da empresa que é resultado da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM. O clique é da própria Boeing e foi tirado por um fotógrafo que estava a bordo de outra aeronave, nas chamadas fotos “air-to-air”.

A LATAM então retirou, através de edição de imagem, todas as janelas, a própria logo e estampou a da divisão cargueira, numa bela imagem. Mas esta seria a cara do 787 apenas se virasse cargueiro, algo que é pouco provável: a fuselagem da aeronave é feita numa peça interiça de material composto de fibra de carbono, complicando bastante um corte para a instalação de uma grande porta de cargas, como é feito na maioria dos aviões de fuselagem metálica convertidos a cargueiros.

Isto inviabiliza muito um projeto para que o 787, assim como o A350 da Airbus, se torne cargueiro a partir de conversões, sendo mais “simples” já construir o avião como um projeto cargueiro direto da fábrica.

Assim, apesar de rumores e comentários pelas redes sociais sobre uma conversão, possivelmente a montagem gráfica da LATAM seja apenas para ressaltar o papel cargueiro que o Boeing 787 adaptado tem tido nesta crise, ou no máximo para indicar planos de cobrir as janelas e alterar a pintura, o que seria um prato cheio para os spotters que adoram registrar detalhes especiais como este.

 

 

 

Fonte: Aeroin

Related Articles

Check Also
Close
Back to top button