LATAM Cargo inicia rota Guarulhos-Fortaleza-Manaus e amplia capacidade no Ceará em 47%

Operação é realizada com aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar mais de 50 toneladas por voo.
A LATAM Cargo Brasil passou a operar um novo voo semanal na rota Guarulhos–Fortaleza–Manaus. A operação é realizada com aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar mais de 50 toneladas por voo.
Com a nova rota, a companhia registrou aumento de 47% na capacidade de cargas no estado do Ceará em junho, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O novo trecho também amplia as possibilidades de transporte de cargas gerais de São Paulo para Fortaleza e de ovos férteis, perecíveis e confecções de Fortaleza com destino a Manaus.
“A LATAM Cargo está comprometida com o desenvolvimento do Nordeste e Norte do Brasil, que são importantes polos estratégicos de importação e exportação. Com este novo voo semanal cargueiro, reforçamos o papel do transporte aéreo de cargas no crescimento do País, buscando impulsionar os negócios e fortalecer a cadeia de suprimentos dessas regiões, garantindo aos nossos clientes uma solução logística ágil e confiável”, afirmou Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), a LATAM Cargo responde atualmente por 50% do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, considerando voos domésticos e internacionais. Em 2024, a companhia movimentou mais de 18 mil toneladas de cargas no estado do Ceará.
Em Manaus, a LATAM Cargo também é destaque no setor e representa 46% do mercado local, com mais de 50 mil toneladas transportadas em 2024, somando voos nacionais e internacionais.
LATAM CARGO E O BRASIL
De acordo com a ANAC, LATAM Cargo retomou a liderança no transporte de cargas aéreas domésticas embarcadas em voos de passageiros no Brasil, com 38,7% de participação de mercado em abril e maio de 2025. Esse percentual não considera o transporte realizado por voos cargueiros nem o segmento de e-commerce.
Para acompanhar esse crescimento, a companhia ampliou em 50% a capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, principal hub da empresa, agora com mais de 2,9 mil m² dedicados à operação de cargas.
Esse investimento permitiu, entre outros avanços, a formalização da parceria com a Amazon, que ampliou a entrega de produtos para onze estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Atualmente, a LATAM Cargo opera em 51 bases no Brasil, conectando todas as regiões do país e oferecendo serviço de entregas domiciliares que alcança mais de 1,8 mil municípios.
No mercado internacional, a LATAM Cargo mantém a liderança no transporte aéreo de cargas de e para o Brasil, com operação em 23 destinos internacionais, por meio de aeronaves cargueiras e compartimentos inferiores de voos de passageiros.
Entre os destaques recentes da operação internacional, estão as novas rotas cargueiras Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e Europa–Florianópolis, todas lançadas ou ampliadas entre o final de 2023 e 2024.
Fonte: Mundo Logística