Kuweit vê risco de aperto na oferta de petróleo em 2019 devido à Venezuela
O chefe da estatal Kuweit Petroleum, Hashem Hashem, disse nesta terça-feira que a oferta global de petróleo pode ser atingida neste ano por grandes reduções nas exportações da Venezuela.
O governo Trump impôs extensas sanções à petrolífera estatal venezuelana PDVSA, com o objetivo de limitar severamente as exportações de petróleo do integrante da Opep para os Estados Unidos e pressionar o presidente socialista Nicolas Maduro a renunciar.
“Um dos riscos conhecidos da escassez de oferta em 2019 incluiria o contínuo declínio da produção de petróleo bruto venezuelano para além das expectativas atuais”, disse Hashem em uma conferência do setor no Kuweit.
“No entanto, o curinga recentemente tem sido a percepção do mercado de escassez potencial principalmente a partir de pressões geopolíticas que causaram rupturas no abastecimento no passado e, portanto, representam uma ameaça real para 2019.”
Hashem também disse que a ameaça da guerra comercial entre EUA e China e mensagens confusas dos Estados Unidos sobre se haverá aumento nas taxas de juros estão levando volatilidade nos mercados acionários globais e podem aumentar a volatilidade do preço do petróleo neste ano.
Fonte: Reuters