K-Line e Nexus implementam hub de veículos em Suape
Porto pernambucano vem sendo utilizado como ponto de distribuição de veículos do Mercosul para outros países das Américas.
O Porto de Suape conta agora com um hub de veículos, implementado pelas empresas K-Line e Nexus. Com a operação, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando em Suape, desde novembro de 2021, para depois seguir para outros destinos internacionais. As unidades, fabricadas no Uruguai e na Argentina, por ora estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos.
“A pandemia criou um caos logístico no mundo e isso afetou, drasticamente, o transporte de veículos entre os países. Como resultado dos congestionamentos nos portos, escassez de mão de obra e falta de peças para produção, há uma grande demanda reprimida para navios roll on-roll off. Em razão desse gargalo e do custo competitivo de Suape, decidimos criar um hub para veículos em Pernambuco e os resultados são bastante positivos”, enfatiza o engenheiro Rafael Cristelo, gerente-geral da K-Line Brasil e da Nexus.
De origem japonesa, a K-Line celebrou 100 anos em 2019 e é uma das maiores empresas de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de diversos tipos. Já a Nexus é uma empresa nacional do grupo K-Line e atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por toda operação do hub em Suape.
“A Nexus dispõe de um sistema próprio, dedicado a operações de pátios e plantas, propondo-se a obter maior visibilidade da cadeia logística. Contamos com módulos integrados à operação diária, provendo visibilidade e informações em tempo real para os clientes e parceiros”, pontua Rafael Cristelo. Além de atuar na exportação de barcos, cargas de projeto e maquinários, traz toda a solução logística terrestre.
O gerente-geral da K-Line e da Nexus lembra que as primeiras operações de transbordo foram de pequeno porte, o que ele define como “aprendizado sobre as boas práticas”. Com suporte da diretoria de Suape, as operações aumentaram exponencialmente e já houve registro de transbordo de mais de 400 veículos em uma única operação, envolvendo marcas de diferentes montadoras. “Os entendimentos prévios mantidos com o diretor-presidente do porto, Roberto Gusmão, e com o diretor de Gestão Portuária, Paulo Coimbra, foram decisivos para implantarmos o hub em Suape”, destaca.
A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do porto em 2021. Segundo a estatal, o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação a 2020. Esse percentual totalizou 47.841 unidades em 2021 contra 39.922 no ano anterior. Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México.
O porto tem três pátios públicos para o armazenamento de veículos, que somam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, Suape exporta carros das montadoras Fiat e Jeep, e importa da GM, Toyota e Nissan. Dois pátios são exclusivos para veículos movimentados no sistema roll on-roll off, denominados Pátios Públicos de Veículos PPV1 e PPV2, e outro para carga geral, o antigo Pátio de Contêineres de Suape, denominado PCON.
O PPV1 tem área de 3,6 hectares, com capacidade estática de armazenagem de 1.829 vagas. Já o PPV2 ocupa 15 hectares, com 6.504 vagas. O PCON se espalha por dois hectares pavimentados. Obras recentes incrementaram a sinalização horizontal dos pátios, que ganharão iluminação completa nos próximos meses, para que possam operar ininterruptamente.
Fonte: Portos e Navios