Anote

Iveco ganha participação, mesmo com mercado em queda

A Iveco conseguiu um feito notável no mercado brasileiro de caminhões em 2020, que há anos a empresa não vivenciava. A montadora italiana, com fábrica em Sete Lagoas (MG), encerrou os primeiros cinco meses do ano com um total de 1.323 unidades licenciadas, o que representa uma queda de apenas 6,7%, ante 26% de retrocesso da média geral da indústria. A paralisação da economia brasileira, em função do combate à pandemia do coronavírus, foi o principal responsável que brutal queda no volume de licenciamentos no ano; fato que acentuou ainda mais a disputa entre marcas.

Em consequência do fato, a participação da Iveco no mercado de caminhões aumentou de 3,6% para 4,5%. E a posição no ranking dos fabricantes subiu do 6º para o 5º lugar. Contribuíram ainda para essa performance a oferta de uma ampla e renovada linha de produtos – de caminhões semileves a extrapesados – e a saída definitiva da Ford Caminhões do país, que detinha quase 10% do mercado.

Renovação do portfólio

“A apresentação da nova Daily na Fenatran 2019 foi o desfecho de um amplo processo de renovação da linha Iveco de caminhões, cuja aceitação pelo mercado já começa a se mostrar em números”, comemora Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.

O executivo ressalta que a Iveco mostrou evolução na participação de mercado em praticamente todas as categorias de peso, com uma exceção: a de caminhões pesados. Destaque para os segmentos de leves, cujo market share saltou de 2,6% para 7,6%, seguido dos médios que pulou de 0,1% para 4,3%.

Já nos pesados, a empresa amargou uma queda de 42,4% nos licenciamentos, apesar do bom desempenho do agronegócio, que respondeu por boa parte das vendas. O executivo credita o baixo desempenho da marca à forte disputa e a guerra de preços entre os players que dominam o segmento.

Diante do cenário conturbado, Thiago Carlucci prefere não fazer projeções para o ano, em relação ao mercado de caminhões. Mas, afirma que está otimista com a sua recuperação, a partir do segundo semestre do ano. Não sem motivo, o executivo já prepara um plano de marketing para colocar em execução a partir de julho, voltado para todas as linhas de produto. Incluindo um grande lançamento no final do ano, batizado de Iveco Conect, sem revelar detalhes.

Fonte: Frota & Cia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo