Indústria eletroeletrônica: vendas externas recuam 39% em abril em comparação com o mesmo mês de 2019
A sondagem de conjuntura da indústria eletroeletrônica realizada no mês de abril de 2020, e divulgada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apontou piora expressiva entre os seus principais indicadores, demonstrando os efeitos da pandemia do Covid-19 na atividade do setor.
Na última pesquisa, recuou de 45% para 19% o percentual de empresas que verificaram crescimento nas vendas/encomendas comparadas ao igual mês do ano passado. Também foi observada elevação de 38% para 75% nas indicações de queda.
No mercado internacional, verificou-se aumento de 39% para 50% no percentual de entrevistadas que tiveram queda em suas exportações.
Conforme dados da SECEX/MDIC, as vendas externas de produtos elétricos e eletrônicos recuaram 39% no mês de abril de 2020 em relação a abril de 2019, acumulando retração de 18% nos primeiros quatro meses do ano.
A queda da atividade também pode ser verificada com a redução de 24% nas importações de bens do setor apontada em abril em relação a abril do ano passado. No acumulado de janeiro a abril de 2020, as importações recuaram 5% na comparação com igual período do ano anterior.
Fonte: Abinee