Highlights

Guarulhos receberá a visita do Antonov 124, segundo maior avião de carga do mundo

Ao que tudo indica, chegou a vez do aeroporto de Guarulhos receber uma visita especial do segundo maior avião civil de carga do mundo, o Antonov AN-124 Ruslan. A operação acontece nessa semana e será operada pela empresa Antonov Airlines, a empresa aérea pertencente à fabricante de mesmo nome e especialista em cargas ultra-pesadas.

Segundo os dados constantes do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a operação do gigante cargueiro está prevista para acontecer entre os dias 6 e 7 de março. Os horários autorizados são os seguintes:

– 06 de março: a aeronave decola do Suriname às 02h30 da madrugada, para pousar em São Paulo às 7h00 – horários de Brasília. O número do voo é ADB-3741.

– 07 de março: a partida de São Paulo está prevista para 7h da manhã com destino a Leipzig, na Alemanha.

Não temos informações sobre a carga ou contratante da operação. Segundo consta na ANAC, essa operação é completar aos voos que a mesma empresa fará para Belém nessa mesma semana. As operações para o Pará têm por finalidade o carregamento de suprimentos para as minas da Mineradora Vale.

Antonov 124

O Antonov-124-100 é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.

A combinação de características como tamanho do compartimento de carga, alcance de voo e capacidade de elevação sem o uso de equipamento de carregamento especial, permite que o An-124 carregue carga super pesada e superdimensionada de até 120 toneladas na maior faixa de alcance. A cabine de carga pressurizada da aeronave, com seu volume total de 1.050 m³, garante oportunidades para o transporte de diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões, exigindo condições especiais de transporte.

O trem de pouso equipado com 24 rodas permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento.

O Antonov-124-100 possui duas entradas de carga, no nariz e na cauda da aeronave, ambas equipadas com rampas de carga em expansão. Para o carregamento de cargas fora do padrão, a cabine é equipada com dois guinchos elétricos com tração de 3 toneladas cada e 4 guinchos elétricos com capacidade de carga comum de até 30 toneladas.

Fonte: Aeroin

Related Articles

Back to top button