Grandes empresas aéreas brasileiras tiveram lucro no segundo trimestre
As três maiores empresas aéreas brasileiras (Gol, Azul e Latam) obtiveram Resultado Líquido positivo de R$ 899,5 milhões, com margem líquida de 22%, no 2º trimestre de 2021. No mesmo período do ano anterior, o resultado foi de R$ -6,1 bilhões e margem líquida de -399,6%. No contexto do 2º trimestre de 2021, o setor aéreo permaneceu marcado pela pandemia da Covid-19, com as empresas ainda buscando equalizar financeiramente suas operações.
De acordo com os Dados Estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as empresas mais do que triplicaram a oferta (ASK) no 2º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em relação a 2019, a oferta foi 43,4% abaixo no 2º trimestre.
No 2º trimestre de 2021, o dólar se manteve relativamente estável, com queda de 1,7% em relação ao 2º trimestre de 2020. O preço do combustível (QAV), no entanto, aumentou 91,7% na média trimestral.
As receitas de serviços aéreos das empresas brasileiras tiveram aumento de 177,9% no 2º trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os custos e despesas operacionais aumentaram 2,8%. A receita de passagens aumentou 804,5% e representou 76% do total das receitas de serviços aéreos. As receitas com Carga e Mala Postal, por sua vez, aumentaram 22,5% e representaram 14,4% do total. Entre os custos e despesas, o maior custo do setor foi com seguros, arrendamentos e manutenção de aeronaves (22,4%), seguido de combustíveis e lubrificantes (22,6%) e pessoal (18,8%).
Metodologia das Demonstrações Contábeis
Em cumprimento à Resolução nº 342/2014, as empresas brasileiras de transporte aéreo público com participação de mercado relevante devem apresentar as suas demonstrações contábeis à ANAC. As demonstrações contábeis trimestrais devem ser apresentadas pelas empresas com participação igual ou superior a 1% em termos de passageiros quilômetros pagos transportados (RPK) doméstico ou internacional. Já as anuais devem ser apresentadas por aquelas com participação igual ou superior a 1% do RPK ou das toneladas quilômetros pagos transportados (RTK) no mercado doméstico ou internacional.