Jornal Multimodal

Governo do Paraná recebe proposta para elaboração de Plano Estadual de Logística de Transportes

Em Curitiba, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Arthur Lima, entregou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná uma proposta para que a empresa elabore o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná, o PELT-PR.

No documento, a EPL prevê que o trabalho estude ao menos 22.236 quilômetros de rodovias, 2.348 quilômetros de ferrovias, 1.250 quilômetros de hidrovias e 39 aeródromos públicos.

Após a definição das diretrizes e metodologias que serão utilizadas para a elaboração do PELT, a EPL fará a coleta dos dados da sobre a infraestrutura paranaense. Com base nas informações, um diagnóstico da rede de transportes atual do estado identificará dos gargalos logísticos. Dessa forma, a empresa poderá sugerir as intervenções necessárias para que o estado possa otimizar a rede multimodal de transportes. Essa proposta será então colocada em consulta pública e os empreendimentos serão priorizados de acordo com as necessidades e possibilidades de investimentos.

Ao entregar a proposta, o diretor-presidente da EPL ressaltou o compromisso da empresa com a qualidade dos projetos desenvolvidos e a expertise de sua equipe técnica no desenvolvimento para o planejamento setorial de longo prazo.

“Nas etapas previstas para o desenvolvimento do plano estadual, levantaremos as demandas da população paranaense, que serão relevantes não apenas para o estudo do Paraná, como também poderão constar no Plano Nacional de Logística que estamos desenvolvendo”, disse.

A EPL é responsável pelo Plano Nacional de Logística – PNL e atualmente está em etapa de desenvolvimento do plano para 2035.

Projetos para os estados

Com mais de quatro mil quilômetros de rodovias federais e estaduais em estudos para a concessão no Paraná, a EPL tem se especializado em desenvolver projetos e planejamento para diversos estados do Brasil.

O estatuto social da empresa permite que por estados e municípios interessados em desenvolver a sua infraestrutura logística, seja por meio de concessões de ativos ou no planejamento de longo prazo.

A empresa já iniciou as tratativas para apresentar propostas para Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e para o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete estados das duas regiões.

Fonte: EPL

Related Articles

Check Also
Close
Back to top button