Fundada por brasileiro, Westjet terá aviões Boeing 737NG puramente cargueiros
A empresa aérea canadense WestJet seguirá os passos da sua concorrente Air Canada e também apostará em aviões puramente cargueiros para atender à demanda atual.
A empresa anunciou que irá criar a WestJet Cargo, divisão cargueira dedicada, que utilizará aviões puramente cargueiros, além do porão dos Boeings atuais da companhia que transportam passageiros. O objetivo é melhorar a oferta de transporte de cargas no Canadá.
A frota da nova divisão será exclusiva de jatos Boeing 737-800BCF, que são os Boeing Converted Freights, aviões de passageiros que foram convertidos pela própria Boeing para operarem apenas com cargas. O total de aeronaves a serem operadas não foi revelado, mas a primeira chegará no segundo trimestre de 2022.
A aérea foi fundada pelo empresário brasileiro-americano David Neeleman, também criador da JetBlue e da brasileira Azul, e pretende surfar na demanda de carga aérea reprimida deixada pelo cancelamento de voos de passageiros por causa da pandemia. Esse passo já foi tomado pela principal concorrente e maior empresa aérea do país, a Air Canada, a qual focará num modelo diferente, com um jato maior, o Boeing 767-300F, que entrará em operação em rotas para a América do Sul num futuro próximo.
A malha de voos da WestJet Cargo ainda não foi revelada, mas atenderá empresas privadas, consumidores individuais e também companhias de logística.
Atualmente a WestJet conta com aviões de passageiros Boeing 737-700, 737-800, 737 MAX 8 e o maior 787-9 Dreamliner para voos intercontinentais. Além disso a empresa tem pedidos para o 737 MAX 7 e 10, respectivamente a menor e maior versão da última geração do Boeing 737.
Fonte: Assessoria da WestJet