Fretes de grãos sobem com maior demanda
A maioria dos nove fretes de grãos monitorados semanalmente pela Argus subiu nesta semana no estado de Mato Grosso, em meio à maior demanda pelo serviço de transporte provocada pela pressa de produtores em negociar e escoar volumes armazenados para abrir espaço para a próxima safra de soja.
Com o rápido ritmo de plantio no estado, que é o maior produtor de grãos e oleaginosas do país, e o otimismo com o clima para o desenvolvimento da soja, cresce o otimismo e a expectativa de uma safra recorde.
A semeadura da próxima safra de soja atingiu 83,15pc da área estimada até a semana passada, de acordo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O plantio está à frente da média histórica e da safra passada.
Por essa razão, com o objetivo de evitar problemas, sobretudo de armazenagem, há maior pressa e necessidade de comercializar volumes restantes da safra 2020-21, o que contribui para maior demanda pelo serviço de transporte e fretes mais altos.
As rotas até o Arco Norte, no ponto de transbordo para hidrovia em Miritituba pela BR-163, registraram alta nas tarifas. O trecho Sorriso-Miritituba subiu R$7/t, em média, para R$180/t e o trajeto Sinop-Miritituba teve alta de R$8/t, em média, para R$165-170/t.
Trajetos com destino ao terminal ferroviário em Rondonópolis também tiveram alta nos fretes. O trecho Primavera do Leste-Rondonópolis subiu R$2/t, em média, para R$45-55/t. O trajeto Sorriso-Rondonópolis avançou R$2/t, em média, para R$124-125/t. As rotas com destino aos portos do sul do país, como Paranaguá e Santos, seguem com baixa liquidez, permanecendo estáveis nesta semana.
Além disso, uma série de decisões judiciais impediu maiores impactos da greve de caminhoneiros convocada para 1º de novembro. A Polícia Rodoviária Federal relatou apenas concentrações pontuais de caminhoneiros em alguns municípios e o tráfego foi considerado normal. No estado de São Paulo, houve relatos de motoristas tentando impedir o acesso ao porto de Santos, o maior do país, mas o movimento foi disperso. Isso contribuiu para o fluxo normal no transporte de grãos.
Fretes rodoviários spot para grãos | ||||
R$/t | $/t | |||
4 nov | 28 out | 4 nov | 28 out | |
Sorriso (MT) – Rondonópolis (MT) | 124-125 | 120-125 | 22-22 | 21-22 |
Sorriso (MT) – Miritituba (PA) | 180-180 | 170-175 | 32-32 | 30-31 |
Sorriso (MT) – Santos (SP) | 320-340 | 320-340 | 57-61 | 57-61 |
Rondonopolis (MT) – Paranaguá (PR) | 230-245 | 230-245 | 41-44 | 41-44 |
Rondonópolis (MT) – Santos (SP) | 235-255 | 235-255 | 42-46 | 42-45 |
Primavera do Leste (MT) – Rondonopolis (MT) | 45-55 | 45-50 | 8-10 | 8-9 |
Primavera do Leste (MT) – Santos (SP) | 250-265 | 250-265 | 45-47 | 45-47 |
Sinop (MT) – Miritituba (PA) | 165-170 | 160-160 | 30-30 | 29-29 |
Querencia (MT) – Palmeirante (TO)
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Fonte: O Petróleo