Ford encerra produção em São Bernardo
A Ford encerra, nesta quarta-feira (30), a produção de caminhões em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os trabalhadores têm a expectativa, agora, de que a unidade seja comprada pelo Grupo Caoa, que, no início de setembro, admitiu a intenção de efetivar o negócio em cerca de 45 dias. Com 54 dias passados, o anúncio pode ocorrer até o fim desta semana.
A Ford divulgou a decisão de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo em 20 fevereiro deste ano. Com a medida, os modelos Cargo, F-4000, F-350 serão comercializados até o final dos estoques e, depois, deixarão de ser vendidos no Brasil.
A fábrica do ABC também montava o Fiesta Hatch, que teve a produção encerrada em julho. A ação faz parte do plano de reestruturação global da marca, que firmou uma parceria com a Volkswagen para fabricação de veículos utilitários.
Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em fevereiro, a unidade contava com 2,7 mil funcionários. Desde então, 1,5 mil trabalhadores foram demitidos – em regra pela adesão a um PDV (Programa de Demissão Voluntária). No momento, restam cerca de 600 funcionários na linha de montagem. Eles fazem parte de um total de 1,8 mil candidatos que deverão disputar 750 vagas a serem criadas pela Caoa, caso a compra seja feita, mantendo a produção dos caminhões. Dentro da Ford ainda existem outros 600 trabalhadores em funções administrativas, que permanecerão trabalhando para a montadora.
Fonte: CNT