Fevereiro registra 9% de aumento na movimentação total de cargas no Complexo Portuário de Itajaí
Como previsto pelo setor de Estatísticas e Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, o mês de fevereiro de 2019 demonstrou o que se previa quanto a sua movimentação portuária do Complexo.
Com base no relatório, o Complexo Portuário de Itajaí demonstrou avanço nos principais itens operacionais. Inicialmente pela sua movimentação de cargas com 1.067.385 toneladas, destacando um aumento de 9%. No número de atracações o aumento foi de 4% com 80 navios atracados e na sua quantidade de TEU’s movimentados (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), o aumento foi de 12% com 92.070 contêineres operados.
A movimentação na margem direita do rio, especificamente nos berços públicos (berço 3) e da APM Terminals Itajaí (berços 1 e 2), durante o mês de fevereiro somou 37 embarcações verificando-se um crescimento de 19%. Movimentou 36.147 contêineres que resultaram num aumento de 31% e na sua movimentação de cargas, o crescimento foi de 27% com 415.604 cargas movimentadas.
Todos os números divulgados pelo relatório de estatísticas da Superintendência do Porto de Itajaí foram avaliados de acordo com o mesmo período do ano passado, num comparativo dos meses de fevereiro de 2018 e 2019.
“O comportamento deste primeiro bimestre de 2019 segue os padrões de movimentação que vinham se registrando desde o segundo semestre de 2018. Percebemos claramente essa tendência na movimentação de cargas de contêineres e certamente depois de entregarmos o berço 4 com as obras concluídas e pronto para atracações, tudo indica que teremos um excelente resultado geral ao final deste primeiro semestre”, observa Héder Cassiano Moritz – Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.
No Terminal PORTONAVE (Navegantes), 38 escalas foram registradas no mês de fevereiro e sua movimentação total de cargas foi de 608.445 toneladas com 55.923 TEU’s movimentados, elevando sua movimentação acumulada do ano para 1.203.982 toneladas, com 100 escalas no primeiro bimestre de 2019.
Os demais terminais privativos registraram as seguintes movimentações de navios e cargas no mês de fevereiro: BRASKARNE (2 escalas) com 8.049 toneladas e elevando a sua movimentação acumulada do ano em 11.146 toneladas – TEPORTI (2 escalas), com 5.758 toneladas e movimentação acumulada do ano com 10.030 toneladas, destacando equilíbrio em relação ao ano passado – POLY TERMINAIS (1 escala), com 4.000 toneladas movimentadas e elevando para 9.000 até o momento. Estes terminais demonstraram equilíbrio nos números em relação ao mesmo período de fevereiro do ano passado.
Destacando ainda as movimentações realizadas no Porto de Itajaí, as operações do sistema ROLL ON –ROLL OFF, que estão sendo operadas pela APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), informa que até o final de fevereiro, 16.600 veículos importados da montadora General Motors desembarcaram no Porto de Itajaí, chegando a 14 atracações desde que iniciou suas operações em 09 de junho de 2018.
Obs: atualmente março já contabiliza 18.694 veículos com 16 atracações no Porto de Itajaí. O próximo navio ROLL ON – ROLL OFF está programado para atracar dia 22 deste mês e a expectativa é que passe a marca de 20 mil veículos desembarcados em menos de um ano.
“O Porto de Itajaí é motivo de grande satisfação e orgulho para nós itajaienses. Em pouco mais de dois anos recuperamos seu prestígio, trouxemos novas linhas e aumentamos consideravelmente a movimentação de cargas, contêineres e navios. Em breve teremos os quatro berços operando, potencializando cada vez mais a economia de Itajaí no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasi”, afirmou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
No mês de fevereiro não foi registrado nenhuma impraticabilidade da barra.O maior calado de entrada registrado o no mês foi de 12,10 m e de saída, 12,00 m.
Num comparativo entre 2018 e 2019, os principais produtos exportados em fevereiro que tiveram crescimento foram: Pescados (51,5%), Plásticos e Borrachas (50,3%) seguido por Carnes (31, 2%).Nas mercadorias importadas o destaque de fevereiro para: Madeiras e Derivados (94,8%), Pescados (52,3%) e Papel e Derivados (36,6%).
Na totalização da movimentação da balança comercial, fevereiro destacou ainda 57% no sentido de cargas exportadas e 43% de cargas importadas do comércio exterior de Santa Catarina tendo ainda participação na Corrente de Comércio com 53,8% e no Brasil com 4,0%.
“Fico muito feliz e otimista com a retomada que o Porto de Itajaí vem demonstrando. Continuamos mantendo índices expressivos de crescimento e neste mês a movimentação de cargas conteinerizadas no Porto Público manteve 31% de crescimento, que é um índice muito grande. O próprio complexo, somando todos os terminais, teve um aumento de 9%, o que mostra uma retomada na atividade econômica de Santa Catarina e do Brasil. Estamos prestes a entregar totalmente pronto o berço 4, está faltando apenas até o momento a conclusão de colocação das defensas e cabeços que já foram contratadas pelo Porto, e termos mais um berço em operação nos motiva para o advento de novas linhas, novas cargas, o que ainda vem a melhorar ainda mais as condições do porto. Tudo isso tem sido um empenho muito grande por parte de todos que estão envolvidos para o crescimento do Porto de Itajaí”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.
Fonte: Porto de Itajaí