Fedex lança serviço de fulfillment para plataformas de E-commerce em Cajamar (SP)
Novo sorter é utilizado para processar desde a seleção do produto até a triagem para expedição, aplicando tecnologia de ponta que beneficia clientes de grandes a pequenas e médias empresas.
A FedEx anunciou a aquisição de um novo sorter para o centro logístico da empresa em Cajamar (SP). O equipamento faz a classificação automática de pedidos e permite que os processos internos sejam mais flexíveis para a operação de fulfillment dedicada a plataformas de e-commerce. Atualmente, o setor de comércio eletrônico corresponde a 80% das remessas feitas em Cajamar.
Com aproximadamente 2 km de esteiras automatizadas, o novo sorter possui uma estrutura com 12 rampas para atendimento de pedidos, atuando desde a seleção do produto até a triagem do pedido para expedição. Para o processo de consolidação de pedidos, são utilizados sistemas de estrutura “put wall” que otimizam a estratégia de seleção por SKUcom colmeias e luzes, auxiliando os colaboradores.
De acordo com o diretor de Logística da FedEx no Brasil, Eduardo Araújo, a intenção da companhia sempre foi investir em equipamentos para viabilizar o posicionamento estratégico no mercado. “A nova infraestrutura nos permite separar os pedidos em até 2 horas e, com nosso time dedicado, podemos oferecer um serviço de alta qualidade aos nossos clientes.”
A unidade de Cajamar tem capacidade para processar cerca de 3 mil pedidos por hora, com estrutura para atender itens unitários, caixas, paletes, cargas de baixo e alto valores, além de consolidação e triagem. O Centro Logístico está localizado a 30 km da capital paulista e próximo a importantes rodovias, portos e aeroportos do estado de São Paulo. A unidade foi inaugurada em 2020 e é o maior centro logístico da empresa na América Latina, com mais de 50 mil m², 55 mil posições-paletes e 98 docas para carga e descarga.
POINT OF SALE
Assim como as filiais de Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e Recife (PE), Cajamar também opera como um dos centros logísticos responsáveis pela gestão e a distribuição de máquinas POS (em inglês: point of sale – máquinas de cartão de crédito e débito). Dessas localidades, as máquinas são enviadas para 150 bases operacionais que abastecem o varejo em todo o país.
A FedEx possui quase 100 filiais para o serviço de transporte rodoviário no Brasil, sendo que mais de 40 delas também funcionam como centros logísticos. A modernização dos sistemas e equipamentos dos centros de distribuição da FedEx faz parte de uma série de investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, como a abertura de novas filiais em regiões estratégicas, a renovação da frota nacional e internacional e a expansão do número de voos entre o Brasil e os Estados Unidos.
Fonte: Mundo Logística