Anote

Exportações de frango aos árabes devem crescer em 2024

As exportações de carne de frango aos países árabes deverão manter em 2024 o desempenho registrado neste ano e se desenvolver em destinos que até 2023 não importavam o produto. Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo sobre o desempenho do setor em 2023 e perspectivas para 2024, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apresentou também uma estimativa de aumento de até 6,8% nas exportações totais de carne de frango, para 4,6 milhões de toneladas neste ano. A previsão é de que a receita se mantenha estável em US$ 8,978 bilhões (na imagem acima, indústria de processamento de carne de frango).

De acordo com os dados apresentados pela ABPA, o principal importador de carne de frango do Brasil foi a China, que importou neste ano 28% a mais do que em 2022, para um total de 632,2 mil toneladas. Foi seguida por Emirados Árabes Unidos, que importou 396 mil toneladas, em queda de 3,3% em relação a 2022. Já a Arábia Saudita, o quarto maior destino do produto, ampliou suas compras em 7,2%, para 337,4 mil toneladas, logo atrás do Japão. O destaque, entre os países árabes, foi o Iraque, que neste ano integrou a lista dos dez principais destinos para a carne de frango brasileira, com expansão de 184% sobre o ano passado, para 137,6 mil toneladas.

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o aumento das exportações ao Iraque se deve à queda da produção e exportação da Turquia, país que sofreu um terremoto de elevadas proporções em fevereiro. Santin afirmou que as perspectivas de exportações para ano que vem são positivas em razão de os países árabes do Oriente Médio e do Norte da África já serem importantes clientes dos produtores brasileiros.

Para o ano que vem, a expectativa da ABPA para todo o setor é de expansão de 3,7% na produção de carne de frango, para 15,3 milhões de toneladas. As exportações podem atingir até 5,3 milhões de toneladas, com alta de 3,9%.

Fonte: Agência Anba

Related Articles

Back to top button