Exportações de calçados caem em março

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que as exportações de calçados, em março, caíram 7,7% em pares e 9,4% em receita no comparativo com igual período do ano passado. No mês três, foram embarcados 9 milhões de pares que geraram US$ 83,9 milhões. Mesmo com o revés, o setor registrou desempenho positivo no trimestre, quando foram exportados 35 milhões de pares por US$ 267,1 milhões, altas de 14,9% em volume e de 6,4% em receita no comparativo com mesmo ínterim de 2018.
Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o resultado de março foi influenciado pela queda das vendas ao mercado argentino. No mês passado, a Argentina importou 50% menos em dólares e 34,9% menos em volume em relação a março de 2018, registrando a compra de 880 mil pares por US$ 10,96 milhões. “A retração no consumo doméstico, somada às medidas de contenção das importações impostas pelo FMI, tem provocado a queda nas exportações para lá desde o segundo semestre do ano passado”, comenta o executivo. As constantes oscilações do câmbio, que prejudicam a formação de preço, também influenciaram o revés do mês.
No trimestre, o principal destino dos embarques de calçados brasileiros foi os Estados Unidos. Para lá, foram embarcados 3,97 milhões de pares que geraram US$ 54,27 milhões, incrementos tanto em volume (41%) quanto em receita (43,9%) em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal exportador de calçados do trimestre foi o Rio Grande do Sul, de onde partiram 7,95 milhões de pares que geraram US$ 118 milhões, incrementos de 15,5% em pares e de 3,9% em receita no comparativo com o mesmo período de 2018.
De janeiro a março entraram no Brasil 9 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 93,5 milhões, incremento de 3,5% em volume e queda de 7,4% em receita na relação com igual período do ano passado. As principais origens seguem sendo os países asiáticos. O Vietnã, que respondeu por mais de 30% dos calçados que entraram no País, exportou para o Brasil 2,8 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 45,62 milhões, quedas tanto em volume (-16,3%) quanto em receita (-18,6%) na relação com igual período de 2018.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados