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Investimento de R$ 300 milhões amplia capacidade portuária no Norte de SC

Contrato para dragagem e aprofundamento do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e de Itapoá na Baía da Babitonga impulsionará comércio exterior e competitividade das empresas.

No final de março, o Governo de Santa Catarina firmou um contrato de parceria público-privada com os portos de São Francisco do Sul e Itapoá para realizar a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. O investimento é de aproximadamente R$ 300 milhões.

Com a obra, será possível receber navios de até 366 metros de comprimento e capacidade de até 16 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Esse será o primeiro complexo portuário do Brasil com capacidade para operar embarcações desse porte com carga máxima.

Para CEO da Tek Trade e Presidente do SINDITRADERogério Marin, com a ampliação da capacidade de navegação do canal, os portos da região Norte catarinense, que já registram recordes de movimentação de cargas, passam a competir com terminais de grande porte da América Latina e entram no radar de armadores internacionais para atrair novas linhas.

“Trata-se de um salto estratégico para Santa Catarina e para o país. A dragagem vai permitir a operação de navios de grande porte com carga máxima, o que representa maiores ganhos de escala para exportadores e importadores. Ou seja, reduz significativamente os custos por contêiner transportado, barateia o frete marítimo e aumenta a competitividade das empresas catarinenses que atuam com comércio exterior, bem como a global”, afirmou executivo.

Marin também apontou que a nova infraestrutura pode atrair investimentos em logística e indústria na região, como centros de distribuição e fábricas. Segundo ele, a mudança pode gerar empregos, aumentar a arrecadação estadual e expandir as exportações catarinenses.

Com o aumento da capacidade e da eficiência operacional, a Baía da Babitonga pode se tornar um ponto estratégico no escoamento de cargas do Sul do Brasil. Além disso, os sedimentos da dragagem serão usados na recuperação das praias de Itapoá, com aumento da faixa de areia.

Em 2024, os portos de São Francisco do Sul e Itapoá foram responsáveis por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina. A expectativa é que essa participação cresça após a conclusão da obra. O edital para contratação da empresa responsável pela dragagem já foi lançado. As obras estão previstas para começar em 2025 e terminar em 2026.

Fonte: Mundo Logística

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