Anote

Exportação de rochas do Brasil aos árabes cresceu 59%

As exportações de rochas ornamentais brasileiras para os países árabes tiveram alta de 59% em 2021 no comparativo com 2020, totalizando receita de aproximadamente US$ 10 milhões. Apesar de não ser um dos principais destinos das rochas ornamentais brasileiras, o setor enxerga com otimismo o resultado das vendas à região. As informações são do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Os principais compradores das rochas brasileiras entre os árabes no ano passado foram Emirados Árabes Unidos, com 48,3% de participação; Líbia, com 30,4%; Catar, com 9,4%; Argélia, com 4,8%, e Iraque, com 2,5%. Os percentuais levam em conta o total embarcado ao mercado árabe.

Exportações gerais

As exportações brasileiras de rochas ornamentais bateram recorde histórico em 2021, superando os valores registrados no período pré-pandêmico. O faturamento do setor foi de US$ 1,34 bilhão. No ano passado, foram embarcados 2,4 milhões de toneladas de rochas brasileiras para 132 países nos cinco continentes, um crescimento de 35,5% em relação a 2020.

Um dos motivos para a alta é a maior segurança dos empresários em exportar seus produtos após a assinatura de convênio setorial firmado entre o Centrorochas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As entidades desenvolveram o projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que atualmente apoia cerca de 140 empresas, para incentivar as exportações do setor.

Fonte: Agência Anba

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo