Exportação de café aos árabes tem queda de 51%
O Brasil exportou menos café aos países árabes no ano-safra 2021/2022. O período calcula as sacas embarcadas entre julho do ano passado e junho deste ano. A quebra foi de 51,3% em volume, totalizando 1,09 milhão de sacas 60 quilos. Em receita também houve queda foi de 8%, com US$ 210,5 milhões gerados no período atual frente ao ano-safra anterior. Os dados fazem parte do relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
O desempenho dos embarques com destino aos países árabes afetou a participação do bloco no setor. Os árabes tinham uma fatia de 4,9% do mercado no ano-safra 2020/2021, e terminaram com apenas 2,8% neste novo período.
No total das exportações, no entanto, o Brasil obteve receita recorde de US$ 8,1 bilhões. O valor significa alta de 38,7% na comparação com o ciclo 2020/2021. Em favor da receita, um dos fatores principais está a valorização do dólar. Já o volume total na safra 2021/2022 foi de 39,6 milhões de sacas enviadas ao redor do globo, uma queda de 13,3%.