Oil & Gas

Europa aumenta exportação de gasolina para os EUA após incêndio em refinaria

As exportações de gasolina da Europa para a Costa Leste dos Estados Unidos avançaram acentuadamente no início de julho, depois que um incêndio em uma importante refinaria na Filadélfia gerou uma escassez de oferta na região, densamente povoada.

O complexo de refino de petróleo da Philadelphia Energy Solutions (PES), com capacidade para 335 mil barris por dia, maior e mais antigo da Costa Leste norte-americana, deve ser permanentemente fechado após ter sido afetado por um incêndio devastador em 21 de junho.

O valor de referência das margens de refino da gasolina nos EUA avançou mais de 16% desde o incêndio na unidade, que fornece cerca de 55 mil barris por dia de gasolina para a região, de acordo com a consultoria Energy Aspects.

Como resultado, a atratividade dos embarques de gasolina da Europa para a Costa Leste dos EUA melhorou significativamente nos últimos dias, mesmo com um forte avanço também nas taxas de frete dos navios-tanques, disseram operadores.

Cerca de 18 navios petroleiros com cargas de 37 mil toneladas, totalizando 666 mil toneladas, ou 5,2 milhões de barris, foram registrados para a rota transatlântica partindo da Europa nos primeiros dez dias de julho, segundo dados obtidos pela Reuters.

Como comparação, dados do Refinitiv Eikon mostram que a Europa enviou 1,3 milhão de toneladas de gasolina para a Costa Leste dos EUA durante todo o mês de junho, e 1,4 milhão de toneladas em maio.

A Europa era uma tradicional fornecedora de amplos volumes de gasolina para a Costa Leste dos EUA, mas o fluxo na rota caiu nos últimos anos devido à alta da produção norte-americana.

Fonte: Reuters

Related Articles

Back to top button