Estudo traz informações sobre alguns dos principais importadores de mel natural do Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) disponibilizou um novo estudo com informações de acesso a mercado para a exportação de mel natural para Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Paraguai. Este é o terceiro levantamento, de uma série de seis, voltado para cadeia do agro e o pequeno e médio produtor.
O material traz informações detalhadas sobre impostos de importação e questões regulatórias, além de informações sobre mel orgânico e sua crescente demanda nos países analisados. A Agência já disponibilizou estudos sobre café e produtos lácteos.
O analista da Gerência de Competitividade, Laudemir Mueller, chama a atenção para uma das perguntas mais frequentes dos nossos clientes. “Como faço para entrar no mercado e quais são os requisitos que devo cumprir para acessar o mercado? Essa série de Estudos está direcionada especialmente a este cliente do Agronegócio, que muitas vezes tem um produto excelente, é competitivo, mas precisa de orientação de como acessar o mercado. A inteligência e o conhecimento aportado pelos Estudos de forma aplicada, prática e sistematizada, é também uma excelente ferramenta para os técnicos do PEIEX AGRO na qualificação de empresas, cooperativas e produtores rurais”, explica.
Segundo o analista da Coordenação de Acesso a Mercado, Igor Gomes, estudos desse tipo são cada vez mais relevantes para quem quer exportar. “Informações e insights de acesso são cruciais para se ter clareza estratégica na tomada de decisões. Estar atento às exigências regulatórias dos mercados e suas diferentes dinâmicas de consumo contribuem para a diminuição de surpresas indesejadas no momento da exportação. Um exemplo relevante disso é a crescente demanda por mel orgânico nos países analisados no estudo. Os Estados Unidos, por exemplo, tiveram aumento de 35% das importações de mel orgânico entre 2019 e 2020”, disse Igor.