Home | Jornal Multimodal | Estrutura de navio autônoma obtém aprovação da ClassNK e Bureau Veritas

Estrutura de navio autônoma obtém aprovação da ClassNK e Bureau Veritas

A NYK e suas empresas do grupo MTI Co., Ltd. e Japan Maritime Science Inc. receberam aprovação em princípio (AiP) para uma estrutura de navio totalmente autônoma que está sendo desenvolvida atualmente sob o nome de “APExS-auto”. A ClassNK e a Bureau Veritas, sociedades de classificação sediadas respectivamente no Japão e na França, revisaram a segurança da estrutura e certificaram o projeto conceitual em 1º de março. Esta foi a primeira vez que uma estrutura de navio totalmente autônoma foi aprovada no Japão.

O Programa Conjunto de Desenvolvimento Tecnológico para a Demonstração de Navios Totalmente Autônomos “MEGURI2040”, administrado pela Fundação Nippon, visa abordar questões sociais como a escassez de mão de obra e o envelhecimento dos marítimos costeiros domésticos, além de acidentes marítimos causados por erro humano. O consórcio DFFAS (Designing the Future of Full Autonomous Ship), composto por 30 empresas japonesas, incluindo as empresas NYK e NYK Group Japan Marine Science Inc. e MTI Co., Ltd., está participando do projeto.

O APExS é um acrônimo para “Action Planning and Execution System for Full Autonomous”. Esta estrutura para a realização de um navio autônomo tripulado inclui tecnologia de processamento de informação baseada em computador de alta velocidade e análises de risco que apoiam a consciência situacional dos tripulantes e a tomada de decisões (planejamento de ações) necessárias para manobras. O computador executará as manobras somente após receber a aprovação da tripulação.

Ao desenvolver o APExS-auto, o Grupo NYK adotou um método chamado design baseado em modelo, o que é raro na indústria naval. O design baseado em modelo já é um método de desenvolvimento generalizado na indústria automotiva. Expressa uma ideia complicada com um modelo, projeta o modelo determinando sua hierarquia e repete simulações de modelo para avançar o desenvolvimento e a verificação em paralelo.

Uma vez que é difícil repetir a verificação sob as condições reais no desenvolvimento de várias funções dos navios, espera-se que o método de desenvolvimento de projeto baseado em modelo seja adotado na indústria naval no futuro.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios