Eneva recebeu aval para operação comercial da Termelétrica Paraíba V
A Eneva declarou que recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial da usina termelétrica Parnaíba V. A planta está localizada na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. Com o aval dado pela Aneel, a Eneva pode iniciar a operação comercial da unidade geradora de turbina a vapor da usina, com capacidade potência limitada em 365,32 MW.
A planta Parnaíba V poderá comercializar energia no ambiente de contratação livre até o final de 2023. A partir de janeiro de 2024, a usina já possui contratos envolvendo 326,4 MW médios conquistados em leilão do governo realizado em 2018.
“Com o início da operação da UTE Parnaíba V, a Eneva conclui o fechamento de ciclo simples das Usinas Termelétricas Maranhão IV e Maranhão V (em conjunto denominadas “UTE Parnaíba I”), adicionando capacidade de geração de energia sem a necessidade de consumo adicional de gás”, escreveu o diretor financeiro da Eneva,Marcelo Habibe, em comunicado ao mercado.
A turbina a vapor realizou o teste operacional de 96 horas ininterruptas entre 24 e 27/11, o que permitiu solicitar à ANEEL a autorização para operar comercialmente. O investimento total nas novas instalações foi de R$ 1,2 bilhão. A Eneva já iniciou as obras da UTE Parnaíba VI, que tem uma capacidade instalada de 92 MW – fazendo com que o Complexo Parnaíba alcance 1,9 GW de capacidade, o suficiente para abastecer até 9 milhões de residências.
Fonte: Petro Notícias