Oil & Gas

Empresas italianas investem na compra de gasodutos no Norte da África para melhorar abastecimento

A Itália deu um passo importante ao estimular a empresa ENI a investir na aquisição de gasodutos no norte da África e na ligação deles com a Europa. A empresa Snam, de 49,9% da participação acionária direta e indiretamente detida pela Eni, comprou dois grupos de gasodutos internacionais que ligam a Argélia à Itália

Mais especificamente, o escopo da transação inclui os gasodutos terrestres que vão das fronteiras da Argélia e da Tunísia à costa da Tunísia (TTPC) e os gasodutos offshore que ligam a costa da Tunísia à Itália (TMPC). Estas participações foram transferidas pela Eni para uma nova empresa (SeaCorridor Srl), da qual a Snam adquiriu 49,9% do capital social, enquanto os restantes 50,1% continuam a ser detidos pela Eni. A Eni e a Snam exercerão o controle conjunto da SeaCorridor sob acordos de governança conjunta. A Snam pagou à Eni um valor total de cerca de 405 milhões de euros na transação.

A transação alavanca as áreas de especialização da Eni e da Snam em transporte de gás em uma rota estratégica para a segurança do suprimento de gás natural da Itália, permitindo potenciais iniciativas de desenvolvimento dentro da cadeia de valor do hidrogênio, também graças aos recursos naturais que o norte da África tem a oferecer. A ligação Norte de África – Europa é um elemento chave da descarbonização progressiva a nível internacional em apoio à transição energética.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo