Empresa logística recebe certificação SASSMAQ
Pela quinta vez consecutiva, o Grupo IBL é reconhecido com qualidade, segurança do trabalho, ambiental e saúde ocupacional. Movido a estar sempre à frente no quesito qualidade nas operações e com o foco de atender cada vez o ritmo frenético do mercado, o Grupo IBL – companhia que oferece serviços de transportes aéreo para cargas de todos os segmentos, sendo os principais voltados ao mercado farmacêutico, eletrônico e alimentício – acaba de ser auditado e aprovado, pela quinta vez, pelo Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, o certificado SASSMAQ.
A sigla denomina um programa desenvolvido pela Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM) para avaliar a segurança, saúde, meio ambiente e qualidade nas atividades de transporte, armazenagem e distribuição de produtos químicos. No caso do Grupo IBL, as áreas chanceladas pelo programa foram: qualidade, frotas, gerenciamento de riscos e segurança do trabalho.
“A certificação é obrigatória e possui um mecanismo para a avaliação do processo de melhoria contínua, fornecendo respostas diretas sobre os pontos fortes e fracos, observados durante a inspeção. Seu caráter é criterioso e abrangente e no nosso caso, assegura conformidades nos departamentos de qualidade, segurança do trabalho, segurança ambiental e saúde ocupacional”, diz Claudia Vilas Boas, analista de qualidade do Grupo IBL.
Treinamento específicos, adequações de processos e estruturais são algumas das exigências dentro do esboço para assegurar a certificação. “A certificação representa um diferencial, pois reflete o conjunto de boas práticas de um serviço ímpar, com qualidade em todas as operações”, detalha Claudia.
A certificação SASSMAQ é reconhecida no mercado como um diferencial para empresas que atuam na logística de produtos químicos, pois demonstra o comprometimento com a segurança, o meio ambiente e a qualidade das operações. Além disso, ela impacta na redução de riscos de transporte, armazenamento e distribuição de cargas de produtos químicos perigosos e não perigosos. A certificação traz vantagem competitiva e, com isso, mais credibilidade para as empresas que implementaram o sistema de gestão.
Fonte: Assessoria