Emirates pousa pela 1ª vez em São José Dos Campos para buscar satélite brasileiro
Pela primeira vez na história, a Emirates Airline pousou em 22 de dezembro, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, para ajudar numa missão importante a nível nacional.
O Boeing 777F de matrícula A6-EFK pousou às 07:18 no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (SP), que também é sede da Embraer e do INPE.
O curto voo de Guarulhos para São José, distantes apenas 67 km em linha reta, tem um motivo: o transporte do satélite Amazônia 1 do INPE, primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.
De todas as etapas do projeto, apenas o lançamento do satélite não será feito no Brasil, e sim na Índia, motivo pelo qual a Emirates Sky Cargo se fez presente hoje na cidade paulista com o Boeing 777F, maior jato bimotor cargueiro do mundo.
Dentre as vantagens que o Amazônia 1 trará ao país estão:
- Consolidação do conhecimento do Brasil no ciclo completo de desenvolvimento de satélites estabilizados em 3 eixos;
- Desenvolvimento da indústria nacional dos mecanismos de abertura de painéis solares;
- Desenvolvimento da propulsão do subsistema de controle de atitude e órbita na indústria nacional, embora utilizando partes adquiridas no exterior;
- Consolidação de conhecimentos na campanha de lançamento de satélites de maior complexidade.
Após sair de São José dos Campos, o Boeing segue para Dacar, no Senegal, e depois para Dubai, onde o satélite segue em outro avião até a Índia para seu lançamento em fevereiro próximo.
Fonte: Aeroin