Em São Paulo, DNIT conclui estruturas que aumentam segurança no tráfego ferroviário e urbano
Duas importantes entregas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT no modal ferroviário marcaram o ano de 2019 no estado de São Paulo. Avaré e Botucatu passam a contar com estruturas que conferem mais segurança para moradores, para a circulação urbana e para o transporte ferroviário. As obras em execução no modal rodoviário, por sua vez, avançaram ao longo do ano.
Em Botucatu, o DNIT concluiu o viaduto sobre a ferrovia EF-265/SP (Trecho Santos Botucatu-Corumbá). Esta estrutura, com 140 metros de extensão, transpõe ainda o Córrego Lavapés. Também foram construídos novos acessos (pavimentação, sinalização, iluminação, cobertura vegetal), dispositivos de drenagem e de acessibilidade para pedestres, além de duas rotatórias, conectando a estrutura às vias municipais – Avenida de Interligação Leste e Estrada Vicinal Alcides Soares.
O viaduto em Botucatu encurta a distância entre os bairros e a zona industrial da cidade, além do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em cerca de 7 quilômetros. O investimento total do Governo federal no empreendimento é de cerca de R$ 22 milhões.
A população do município de Avaré conta agora com uma nova passagem inferior sob a via férrea EF-270/SP (Trecho Rubião Júnior-Presidente Epitácio), no bairro denominado Vila Cidade Jardim, facilitando o tráfego entre ambas as regiões da cidade, antes limitadas pela linha férrea. A infraestrutura construída também contemplou passagem segura para pedestres, com piso tátil para portadores de deficiência visual. O investimento chegou a quase R$ 9 milhões.
Modal rodoviário
Em 2019, as obras de duplicação da BR-153/SP, também conhecida como rodovia Transbrasiliana, na travessia urbana de São José do Rio Preto, chegaram a 75% de execução. O empreendimento inclui a restauração da pista existente, implantação de vias marginais (para servir ao tráfego local), construção de 13 viadutos, uma ponte e instalação de oito passarelas de pedestres. Já foram entregues à população 7,9 quilômetros de vias duplicadas, além de sete viadutos e duas passarelas, incrementando a fluidez do trânsito e a segurança dos usuários.
Já as rodovias BR-459/SP e BR-488/SP passam por serviços de restauração do pavimento, num total de 38 km de intervenções, dos quais 33 km já liberados ao trânsito, beneficiando diretamente os municípios paulistas de Lorena, Piquete e Aparecida.
Fonte: DNIT