Egito e Emirados se aliam para produzir hidrogênio verde
O Egito e os Emirados Árabes Unidos assinaram nesta semana memorandos de entendimento para cooperação em hidrogênio verde. O primeiro-ministro egípcio, Mostafa Madbouly, participou da assinatura dos acordos, que preveem a colaboração no desenvolvimento de estações de produção de hidrogênio verde na Zona Econômica do Canal de Suez e na costa do Mar Mediterrâneo, no Egito.
Um dos acordos foi firmado, no lado egípcio, pela Autoridade do Canal de Suez, o Fundo Soberano do Egito, a Companhia Egípcia de Transmissão de Eletricidade, a Autoridade Egípcia de Energia Nova e Renovável, e a empresa Hassam Allam Utilities, e no lado dos Emirados Árabes Unidos, pela companhia de energia Masdar. O outro foi firmado por todos esses, menos o Canal de Suez.
Por meio dos acordos, a Masdar e Hassan Allam formaram uma parceria estratégica para colocar em funcionamento a produção do hidrogênio verde nos locais estabelecidos. O projeto deve ser implementado em diferentes etapas até 2030, com meta de produção anual até 480 mil toneladas de hidrogênio verde e capacidade de geração de quatro gigawatts.
Os dois países se preparam para sediar as duas próximas edições da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), a COP 27 no Egito ainda neste ano, e a COP 28, no ano que vem nos Emirados.
Neutralizar emissões
O CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi, disse que os acordos desempenharão um papel importante nos esforços dos dois países para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono. Ele afirmou que a cooperação com a Hassan Allam contribuirá para fazer com que o mercado do hidrogênio verde alcance todo o seu potencial.
O CEO da Hassan Allam, Amr Allam, disse que espera, com a parceria da Masdar, aproveitar as abundantes fontes de energia verde no Egito. Ele informou que o produção do projeto será usada para o abastecimento de navios no Canal de Suez e de fábricas de eletrolisadores na Zona Econômica do Canal de Suez e na costa do Mediterrâneo. Também afirmou que será fornecido hidrogênio a indústrias locais e gerada amônia verde para exportação.
Os dois acordos contribuirão para fortalecer a parceria estratégica entre Egito e Emirados Árabes Unidos nas áreas da energia limpa e renovável e no hidrogênio verde. A iniciativa está alinhada com a agenda da redução de emissões de carbono, especialmente à luz das preparações dos dois países para sediar as conferências COP 27 e COP 28.
Fonte: Aduaneiras